Ergonomia é o estudo que tem como principal objetivo adaptar as condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança, e desempenho eficiente.
Embora o conceito de ergonomia aborde primordialmente as relações entre o homem e o seu trabalho, atualmente o estudo da ergonomia está presente não só no ambiente de trabalho mas também em diversas áreas do cotidiano das pessoas como, por exemplo :
· no design dos automóveis (bancos, painel, tampa do porta-malas, etc.);
· no formato dos cabos de panelas;
· nos tipos de colchões;
· no mobiliário para residências;
· no formato das alças de malas;
· nas ferramentas.
Outras definições para a Ergonomia
"A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, media nte a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida". (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969)
"A única e específica tecnologia da ergonomia é a tecnologia da interface homem-sistema.
A ergonomia como ciência trata de desenvolver conhecimentos sobre as capacidades, limites e outras características do desempenho humano e que se relacionam com o projeto de interfaces, entre indivíduos e outros componentes do sistema. Como prática, a ergonomia compreende a aplicação de tecnologia da interface homem-sistema a projeto ou modificações de sistemas para aumentar a segurança, conforto e eficiência do sistema e da qualidade de vida.
No momento, esta tecnologia única e especial possui pelo menos 4 componentes principais identificáveis que do mais antigo ao mais recente, são os seguintes:
tecnologia da interface homem-máquina ou ergonomia de "hardware"; tecnologia da interface homem-ambiente ou ergonomia ambiental; tecnologia da interface usuário-sistema ou ergonomia de "software" e tecnologia da interface organização-máquina ou macroergonomia".
Quando um fisioterapeuta atua na ergonomia de uma empresa, escola, casa ele procura adequar mobiliário, iluminação a melhor manutenção de postura e movimento considerando o menor esforço possível, sempre.
A atuação de fisioterapeutas tem muita importância, principalmente dando laudos ergonômicos para empresas ou pessoas interessadas.
Na Clinica São Camilo oferecemos:
-Laudo Ergonômico;
-Palestra;
-Ginástica Laboral;
-Avaliação Postural no Trabalho;
-entre outros
POSTURA
A POSTURA consiste na disposição relativa do corpo em um determinado momento e é um composto de posições das diferentes articulações do corpo. Sabe-se que a postura ideal é aquela que exige do indivíduo o mínimo de gasto energético e o máximo de eficiência corporal, oferecendo ao corpo a sensação de conforto. Porém, raramente a postura ideal é mantida e na prática devemos ficar atentos aos sinais e sintomas que o organismo demonstra e procurar a mudança de posição o mais rapidamente possível.
O que chamamos de boa postura gera um estado de equilíbrio muscular e esquelético que protegem as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou deformidades musculoesqueléticas progressivas, independentemente das circunstâncias em que estas estruturas estão, sejam ativas ou relaxadas.
A má postura é vista quando há uma falha entre várias partes e estruturas do corpo, produzindo defor mações nas estruturas de suporte corporal, levando a um equilíbrio menos eficiente e maior gasto energético sobre sua base de sustentação.
A má postura está relacionada à:
Síndrome dolorosa postural:refere-se à dor que ocorre devido à sobrecarga mecânica por um período prolongado em uma dada região corporal;
Disfunção postural: pode ser relacionada a encurtamentos adaptativos dos tecidos moles e desequilíbrios musculares. O problema postural mais comum é o mau hábito postural, isto é, a pessoa não mantém uma postura correta por alguma razão e é freqüentemente observada nos indivíduos que permanecem em pé ou assentados durante longos períodos de tempo e começam a encurvar-se para frente.
Por isso, atenção: caso você esteja com dor, sensação de peso, cansaço excessivo, formigamento no braço ou nas pernas, dificuldade de se locomover e de concentração procure ajuda, existem profissionais que podem ajudar você.